Logotipo branco da Psicóloga Anna Carolina Guedes

Avaliação psicológica para laqueadura

Um passo importante na sua escolha

Ilustração de uma mulher negra grávida com roupas confortavéis em tons lilás. Ela está sentada e segurando celular
          em uma das mãos. Ao fundo tem plantas e flores

Sobre a avaliação psicológica para laqueadura

O que é a laqueadura?

A laqueadura é um método contraceptivo definitivo, realizado por cirurgia para impedir a gravidez. Pode ser feita de diferentes formas, com o corte e a amarração nas trompas (laqueadura tradicional) ou a retirada das trompas (salpingectomia).

Quem pode fazer laqueadura?

No Brasil, a laqueadura é um direito garantido pela Lei nº 14.443/2022, que institui que mulheres com pelo menos 2 filhos vivos OU com idade acima de 21 anos (mesmo que sem filhos) podem optar pelo método contraceptivo definitivo, inclusive durante o parto via cesárea, sem a necessidade da autorização do parceiro e respeitando o prazo de 60 dias de espera entre a solicitação e a realização da cirurgia.

Por que fazer uma avaliação?

Essa é uma decisão importante e, por ser definitiva, a legislação exige que seja feita com plena consciência. A avaliação psicológica é, então, uma ferramenta bastante útil para ajudar no processo de autoconhecimento e no respaldo de sua escolha consciente.

Como funciona o meu acompanhamento

O que é a avaliação?

A avaliação psicológica para laqueadura é um processo de reflexão e acompanhamento. Se trata de uma conversa profunda sobre seu planejamento familiar para te ajudar a estar bem informada e poder fazer escolhas sobre seu planejamento familiar. É uma etapa muito importante na tomada de decisão pelo método contraceptivo definitivo, e por isso, muitas vezes faz parte da exigência legal.

Como funciona?

Os encontros acontecem por videochamada, com duração de 1 hora cada. Durante as sessões, meu objetivo é entender suas motivações, esclarecer dúvidas sobre o procedimento e as implicações na sua vida, e refletir sobre os aspectos emocionais dessa escolha. É um espaço seguro para você refletir sobre seus desejos e planos de futuro.

Qual o processo?

O processo tem, no mínimo, três sessões. E começa com um encontro inicial para a anamnese, no qual avaliamos sua história de vida e definimos - de acordo com a sua demanda- a quantidade necessária de sessões para a conclusão da avaliação. Dentro de uma troca acolhedora e afetuosa, é possível realizar uma análise cuidadosa do seu nível de informação e da sua capacidade atual de tomada de decisão. Ao final, realizamos uma sessão de devolutiva, na qual você recebe orientações e o laudo da avaliação.